top of page

Ação Humana

Homem

Instinto

Animais

Intencional

Voluntária

Consciente

 A acção humana é todo o comportamento humano que altera a realidade de forma intencional, consciente e voluntária. São actos que o homem controla. São consideradas acções porque implicam liberdade. Assim, podemos concluir que o fazer é uma acção humana pois o agente está activo e intervém na acção. Muitas das coisas que acontecem no mundo não podem ser consideradas acções humanas. Tal significa que o homem não é a sua causa, isto é, não interfere nem controla tais acontecimentos ou eventos.
 A acção humana implica escolha e, por isso, é sempre motivada e intencional, ou seja, há ou houve um motivo/ razão para agir daquele modo e não de outro.
 Fala - se de acção humana porque ela é própria do homem e apenas do Homem. Os animais não são sujeitos da acção, actuam por instinto, não agem, apenas reagem ao meio de acordo com as suas necessidades e condicionalismos biológicos.
 A acção humana é sempre intencional, voluntária e consciente, logo explica-se através de um motivo, exige um agente responsável que realiza uma deliberação correcta e uma posterior decisão, implica a existência de um projecto/ intenção e é sempre limitada e possibilitada pelas condicionantes.

bottom of page