top of page

Seremos determinados ou livres?



  O homem tenta sempre superar as suas condicionantes. E por ser um ser essencialmente livre, que o homem tem capacidades de superar, ou pelo menos, tentar superar, algumas das suas condicionantes. De facto, apesar do homem estar determinado pelas suas limitações, ele é, ainda, um ser livre que não pode nunca negar a sua liberdade.



  Mas para além de ser livre, o homem é também um ser em aberto que está em constante construção de si próprio e do mundo que o rodeia. 

  Ao contrário dos animais, o Homem é um ser em permanente insatisfação que tenta sempre ir mais além e que tenta superar o que condiciona a sua ação.

Conceito de Liberdade

  Apesar de todas as condicionantes existem filósofos que defendem que o Homem é um ser livre, em ultima instância é sempre ele que decide agir ou não.

 Sendo livre, o homem pode decidir ajustar - se ou não ás regras sociais que encontra. Pode realizar ou não actos que constituem verdadeiras rupturas com os condicionalismos e as solicitações externas ou internas.

 Sendo livre, toma decisões que tem objetivo responder à sua necessidade de realização pessoal em conformidade com o seu próprio projeto de vida.

  Mas o que se entende por liberdade? Designa a capacidade que todo o homem possui de atuar segundo a sua decisão. 



​

O que implica a liberdade?

  •  Autónomia Do Sujeito fase às suas condicionantes;

Embora o homem esteja sempre condicionado por fatores externos e internos para que uma ação possa ser considerada livre, é necessário que ele seja a causa dos seus atos, isto é, que tenha uma conduta livre.



  • Consciência da Ação;

A Ação Humana é a manifestação de uma vontade livre e portanto consciente dos seus atos. Este presuposto implica que o sujeito não ignore a intenção, os motivos e as circunstâncias, assim como as consequências da própria ação.



  • As escolhas estão fundamentadas em valores;

A Ação implica sempre a manifestação de certas preferências , e implicando o homem nessa escolha.



  • Responsabilidade;

A liberdade é inseparável da responsabilidade, pois aquele que reconhece como suas determinadas decisões tem que igualmente reconhecer e assumir as suas consequências e os efeitos dos mesmos.



  • Individualização;

Embora o Homem seja livre de escolher o que lhe acontece, é todavia livre de responder desta ou daquela forma ao que lhe acontece. É nestas escolhas que o homem faz que define a sua individualidade, personalidade. As Ações que tomamos ao longo da vida são as que nos diferenciam. É por elas que somos julgados e avaliados nas nossas condutas. Aquilo que somos manifesta - se portanto naquilo que fazemos/ nas escolhas que fazemos.

​

bottom of page